01/06/2011

Coruja Caburé.

Uma das corujas mais comuns no Brasil é o caburé, espécie cujo nome cientifico, Glaucidium brasilianum, significa ‘ pequena coruja brasileira’. O caburé, no entanto, ocorre também nos demais países da América do Sul e da América Central, chegando até os EUA. Essa espécie tem hábitos curiosos. Diferente do que acontece com quase todas as corujas, o caburé é visto em atividade durante o dia.
Com apenas  17 cm de comprimento, da ponta do bico até a ponta da cauda, o caburé tem pequenos olhos amarelos. Um aspecto de sua plumagem chama a atenção dos observadores: em sua nuca há duas grandes manchas negras, circuladas por uma faixa branca. Por ser semelhante a dois grandes olhos, esse desenho recebe o nome de “ Face occipital”.
Ao contrário do que se pensa sobre a maioria das outras espécies de corujas, o piado de um caburé é tido como sinal de sorte pelos caboclos do campo, no interior do Brasil. Essa pequena coruja alimenta-se de pequenos animais e insetos, como as outras, e mostra-se um excelente caçador. Outro aspecto do comportamento do caburé que chama a atenção é a reacção que seus repetidos assobios, indicando sua presença em um local, provocam em outras aves.


Patricia.

Um comentário: